30 novembro, 2006

pROCURANDO MANTER O RITMO

Tem uma coisa que sempre me deixa em dúvida, que eu nunca sei como fazer. Como devemos escrever o título de um texto? Com todas as iniciais maiúsculas? Com as iniciais maiúsculas apenas do que não é artigo, conjunção ou coisas desse tipo? O ponto final entra ou não? Eu nunca sei como fazer e nunca estou satisfeito com o resultado estético do que eu acho que é a forma correta em cada momento. (É que vai mudando...) Tudo seria mais fácil se não existissem as letras maiúsculas.

o experimento não vai gerar respostas satisfatórias por dois motivos: meus leitores são internautas habituados a não usar letras maiúsculas; além disso, meus leitores são muito poucos. vale mencionar que o "ponto e vírgula" (;) também tem sido usado por mim da forma que eu acho mais conveniente. vocês já repararam o que está acontecendo, né?

pois eu acho que todo mundo deveria cursar matemática (deu agonia não escrever esta palavra com letra maiúscula, mas isso a gente supera), antes de mais nada. os escritores, advogados, profissionais do judiciário e legisladores em particular, além de membros de várias outras classes das quais não me recordo agora. não se pode duvidar que a matemática (deu agonia de novo) está muito além da mera obra de arte composta de escritos, símbolos e gravuras incompreensíveis ao não-iniciado. acho que o impacto provocado por uma página de matemática (ai!) não pode ser diferente do impacto provocado por uma página de árabe. a partir do momento que você entende o poder de síntese que os símbolos tem, dá vontade de aplicar isso em todas as instâncias de sua vida.

uma letra maíuscula para indicar que uma frase está começando é algo completamente redundante se você já marcou o fim da frase anterior com um ponto final, um ponto de exclamação, um ponto de interrogação ou algo do tipo.

levantei para ver como meu avô estava e perdi o ritmo...