03 fevereiro, 2006

O criador de porcos

Gosto não se discute nem se explica. Mas também não é bem isso que eu vou procurar fazer neste post. Digamos que se trata da análise de uma pessoa totalmente inculta no assunto (sem falsa modéstia, assumo minha ignorância onde ela existe) de seu próprio gosto por Música Contemporânea.

Se você acha que não entende o que eu quero dizer por Música Contemporânea, vá em "http://music.aol.com/radioguide/bb.adp?suppressRadio=true", acesse a rádio AOL e procure pela estação "20th Century", na seção "Classical". Pode instalar os plugins que eles pedem tranquilamente por sua conta e risco. Aqui em casa não aconteceu nada, então não venha reclamar no meu ouvido depois. Gaste um tempo lá. Talvez você não aguente muito tempo mesmo, então não se preocupe. Depois escolha uma estação qualquer de sua preferência que a rádio AOL tem uma qualidade de áudio muito boa e é bem variada; vale a pena. E está um fedor de lixo desgraçado nesta cidade, viu?

O que é geralmente chamado de Música Contemporânea tem um aspecto teórico muito profundo, do qual eu não entendo nada. Nada mesmo. Não me pergunte que eu não sei explicar em termos técnicos em que ela difere da música dos outros períodos da música erudita. Estão acreditando que eu sou um completo desinformado a respeito do assunto? Também não sei nada do processo histórico que culminou com o surgimento da Música Contemporânea. Mal conheço a obra de seus principais compositores. Eu simplesmente gosto de Música Contemporânea, nada mais.

Em se tratando de algo extremamente irritante para a maioria das pessoas, pode-se levantar a questão de como é que uma pessoa pode gostar disso! Sim, por que apreciar, procurar entender, estudar, é tudo uma coisa. Ouvir por ouvir é outra. Gostar é uma questão ainda mais adiante, então. Dizem que arte é tudo aquilo que se pode entender. Eu entendo a Música Contemporânea. Nem sei se o que eu entendo é o que seus compositores querem dizer, mas eu entendo alguma coisa lá que faz com que aquilo que você já não aguenta mais ouvir seja extremamente agradável para meus ouvidos.

Pois eu acho que o ser humano é assimétrico, torto, engraçado, irritante, capenga, repetitivo, minimalista, arrítmico, desafinado, dessintonizado, aleatório, espontâneo, barulhento, assustador, esperançoso, tenso, poético, bonito, expressivo, apoteótico, esquizofrênico, descontínuo, estridente. São todos adjetivos que eu usaria para descrever a Música Contemporânea, e ainda faltariam muitos outros.

Este tipo de música me lembra de minha condição de humano. Ele me lembra que eu faço cocô e que ele fede, como o de todo mundo. (Fedorento.) Ele me lembra que eu sinto angústia. (Angustiante.) Ele me lembra que eu pertenço a uma raça medíocre, que não consegue se organizar, viver civilizadamente, sem se matar por motivos fúteis e vazios, altamente superficiais e baseados em paradigmas totalmente arbitrários. (Fútil, vazia, medíocre, desorganizada, descivilizada, superficial, arbitrária.) Catársica!

Mas mesmo assim eu amo este espécime, e tenho esperança (já falei esperançoso) de que, por algum meio, esta condição irá um dia se reverter totalmente. Chegará um dia em que talvez nem existam mais motivos para se compor música em uma estética modernóide, que dirá pessoas para entendê-la. Em nome de Jesus! Até lá me reservo o direito, no entanto, de gostar de Música Contemporânea.

2 Comments:

At 1:58 PM, Anonymous Anônimo said...

eu tambem acho a musica contemporanea muito boa (embora eu tenha a impressao de que sempre deixo um monte de coisa passar despercebido...)
, o problema e que ela deixou de ser contemporanea ha muito tempo.
ai vai uma pergunta pra voce:
o que vem depois de contemporaneo????

 
At 12:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Vc acredita que eu tentei ouvir a música, mas o link num bateu direito aqui? Tem alguma dica que eu possa procurar no Rádio UOL, por exemplo?!?!?!?!?!

E sei lá, a música é algo que mexe com o ser humano, e pra mim, a música é algo que me faz refletir e querer ser diferente. Por isso num consigo compreender as pessoas que gostam de funk. Mas, como vc disse no início, gosto não se discute, lamenta-se. Não é o seu caso, claro!

Beijo beijo!

 

Postar um comentário

<< Home