03 abril, 2011

Cheio de nada...

Eu recentemente ouvi falar dessa técnica que alguns escritores utilizam que consiste basicamente em escrever três páginas inteiras todo dia de manhã antes de começar a escrever qualquer outra coisa. Eu nunca tentei fazer isso mas eu acredito que pode mesmo funcionar. Você se livra de todos os pensamentos, sonhos, pesadelos e distrações imediatas. E não apenas se livra dessas coisas como também dá um lugar para elas. Deixa eu procurar alguma coisa sobre isso na Internet.

Eu estava tentando fazer isso agora aqui no computador e percebi que não é tão efetivo quanto escrever no papel. Em primeiro lugar eu fico parando toda hora para corrigir o que eu escrevi, mudar, apagar, etc, enquanto que no papel você é obrigado a deixar as coisas fluírem. Então é o seguinte, eu vou desligar essa bosta e voltar para o papel.

Tchau!


Duas semanas depois...

Na verdade escrever no computador funciona muito bem também. E vai bem mais rápido que no papel. Todos sabemos que pensamos bem mais rápido do que falamos ou escrevemos. (Se não me engano, pensamos cerca de quatro vezes mais rápido do que falamos.) No computador a discrepância (entre a velocidade em que você pensa e a velocidade em que você escreve) é um pouco menor e eu sinto que é mais fácil manter o pensamento fluindo ao mesmo tempo em que você escreve o que está acontecendo. Tenho feito isso a duas semanas---um pouco mais do que isso---e já está dando resultado. Digo, já apareceram várias coisas, vários "Freudian slips", so to speak, e coisas do tipo, normalmente escondidas no fundo do seu cérebro. E várias dessas coisas são, na verdade, muito relevantes! Um dia eu talvez fale mais sobre isso em um contexto público como esse. Por enquanto vai ser isso mesmo.

Bom, meu pomodoro de blogging está acabando e eu ainda tenho que ir divulgar meu blog, então eu vejo vocês na Sexta-Feira. Yeap, acreditem vocês ou não, eu vou fazer mais uma tentativa de manter o blog ativo. Mesmo que eu ainda esteja decidindo se vou continuar escrevendo em português ou se vou mudar o idioma do blog para o inglês, que é a língua na qual eu tenho pensado mais ultimamente.

Alright. E se você está interessado nas tais das morning pages, não deixe de conferir 750words.com. Vale a pena!