Gödel, Escher, Bach: Segunda intervenção* --- Só um Desenho? (Parte I/II)
A compreensão da segunda parte, que sairá sexta-feira que vem, requer alguma familiaridade com a obra do artista plástico holandês M. C. Escher (1898--1972). Sendo assim, o post de hoje é apenas um dever de casa para quem não o conhece. Para quem já o conhece, vai uma revisão.
Os links abaixo levam a algumas das minhas preferidas; algumas delas poderão ser citadas no post da próxima semana.
Waterfall 1961 Lithograph
Ascending and Descending 1960 Lithograph
Relativity 1953 Lithograph
Print Gallery 1956 Lithograph
Se você gostou, dê uma olhada na Galeria de Imagens do Site Oficial do Escher. No próprio Site Oficial você encontra alguma informação sobre sua obra, seus vários perídos e suas técnicas. Ou então, o Google está aí. Escreva "Escher" no campo de busca, dê enter e divirta-se.
Absorva os paradoxos, acredite neles, entre nas gravuras, dê umas voltas por lá, depois volte ao trabalho ou aos estudos que a vida não é feita de chocolate. Mas repita isso algumas vezes durante a semana. Pergunte-se "Como é possível?" e responda depois "Ah, é só um desenho, ele está usando a perspectiva assim, assim e assaz e me fazendo de bobo(a), só isso!". Depois volte e diga "Puta merda!". (Essa parte é extremamente importante.) Sonhe com o universo colocado no plano por esse gênio; isso pode não ser apenas um sonho, mas a mais pura realidade!
---------------------------
* De um modo geral, as "intervenções" serão independentes. Mas talvez ler as anteriores ajude a captar o espírito do que eu estarei discutindo nelas e com que teor eu o estarei fazendo. Para quem tiver interesse, a Primeira intervenção se encontra aqui.
2 Comments:
Eu tava tentando acompanhar os links, mas tô com um sono tão gde. Posso verificar amanhã? Ou domingo de manhã?
O final de semana promete....
This is very interesting site... » » »
Postar um comentário
<< Home